Como fraturar o tendão Supra-Espinhal!

Bom é muito simples vou contar um pequena estória e vou tentar levar o máximo de informações que podem ser uteis algum dia para alguém.

Primeiro passo um explicação do tendão supra-espinhal o que é e onde se encontra esse tendão.

Na anatomia humana, o manguito rotador ou coifa dos rotadores é um grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro.
É formado por quatro músculos: supra-espinhal,infra-espinhal,redondo menor e subescapular.

Manguito Rotador

Estes músculos se comparados ao peitoral maior e ao deltóide não têm a mesma dimensão, mas desempenham um papel fundamental nos movimentos do ombro e cintura escapular. Estes músculos devem possuir não apenas força suficiente, mas também resistência muscular significativa para funcionar apropriadamente.

Com uma visão mais aprofundada vemos o supra espinhal que fica abaixo da escapula vindo das costas para a cabeça do úmero assim dessa forma podemos agora falar sobre a função desse tendão para o movimento do braço e a mportancia que não damos aos ligamentos do nosso corpo.

Ombro Visão Frontal com corte

O músculo supra-espinhal é um músculo relativamente pequeno da face superior dorsal da escápula, que têm seu nome derivado da fossa supra-espinhal da escápula, aonde ele se encontra. É um dos quatro músculos do manguito rotador, e também abduz o braço no ombro. A espinha da escápula também separa o supra-espinhal do músculo infra-espinhal, que se orogina abaixo da espinha.

A contração do supra-espinhal leva à abdução do braço, na articulação do ombro. Ele é freqüentemente descrito como o inciador da abdução, já que é o principal músculo agonista desse movimento. Nessa imagem os músculos estão numerados da seguinte forma :

Músculos Numerados

  • 3  latissimo do dorso
  • 5  redondo maior
  • 6  redondo menor
  • 7  supra-espinhal
  • 8  infra-espinhal
  • 13 tríceps braquial

O músculo supra-espinhal também ajuda a estabilizar a articulação do ombro ao manter a cabeça do úmero firmemente próxima à cavidade glenóide da escápula.

Acredito que posso colocar outras imagens para ilustrar melhor mas é o suficiente para saber exatemente quem é esse “cara” supra-espinhal.

Estrutura Corte longitudinal

Seguindo com a estória ficou assim sofri um acidente de trânsito com minha moto, cai sobre o ombro esquerdo em um retorno, levando em cosideração que na época estava em torno dos 145 Kg mesmo com todo equipamento, jaqueta luvas e botas, não foi suficiente para impedir e lesão ocorrida durante a queda. Devo ter caido sobre a articulação do ombro que levou ao rompimento do tendão lesionado , com isso fui ao hospital realizei uma serie de exames que a radiografia mostrava apenas que não tinha partido nenhum osso ou estrutura osséa do meu ombro , mas isso não era satisfatório por que no caso sentia que havia perdido uma série de movimentos todos seguidos de muita dor que foi classificado como instabilidade do ombro e deficiência temporaria deacordo com o médico.

Após uma resonância magnética veio o primeiro resultado muito ruim. Vou transcrever a conclusão da resonancia maginética de acordo com foi feito no laudo :

Conclusão:

  • Fratura trabecular/contusão óssea no aspecto póstero-ínferior-medial da cabeça umeral
  • Alterações degenerativas leves  na artiulação acrimioclavicular
  • Derrame articular glenoumeral
  • Líquido na bursa subacromial-subdeltoidiana
  • Ruptura maciça do tendão do supraespinhal com retração do coto tendíneo ao nível da porção superior da cabeça umeral
  • Ruptura parcial insercional no tendão do infraespinhal com cisto no interior da sua junção miotendínea
  • Ruptura insercional do tendão do subescapular com tendinopatia,associada

A realização deste exame , a elaboração do laudo e posterior revisão /assinatura, incluiu a participação de três diferentes médicos

Brasília, 07/07/2009

Com um resultado desse foi obrigado e enfrentar uma situação que não estava esperando ter que realizar uma cirurgia para reabilitação do meu ombro esquerdo que com o passar dos dias foi perdendo os movimentos e com uma dor continua e que cada vez ficava mas claro que meu ombro estava saindo do lugar!

Bom fui atrás de especialistas que me dessem a solução do meu problema ai acabei parando naRede Sarah de Hosptais de Reabilitação referência em reabilitação bom tudo resumido fui atendido o médico do Sarah me informou das dificuldades da cirurgia e o que poderia acontecer depois no pos-operatório, o Anetesista me explicou outra coisas importante que a foram que é executada a cirurgia o processo de anestesia é geral + outro procedimento interresante que é o bloqueio no nervo do Plexo Braquial

Plexo Braquial

com ajuda de eletrodos como se fossem agulhas e feito uma impulsão eletrica que bloqueia o nervo tirando a sensação e as repostas facilitando a cirurgia.

Com todas essas explicações fiquei mas tranquilo para cirurgia mas não sabia que ainda iria sofrer muito depois no pos-operatório sendo assim aviso aos navegantes, recuperação de articulação na parte superior do corpo, ombros, pescoço realmente são muito complicados e dolorosos .

Pelo menos tem sido, mas graças a Deus estou me recuperando, eu não sei o nome exatamente do tipo de reconstituição que foi realizada pelo Cirurgião mas sei que foram instalados na cabeça do umero 3 parafusos de ancoragem para esticar novamente o tendão lesionado.

Tipo de cirurgia

Como na figura que segue para ilustrar a cirurgia foi exatamente igual só que não foi simplesmente a sultura para reparar o tendão rompido foi necessário a colocação de 3 parafusos como âncora para esticar o tendão.

Recomendo a todos que caso necessitem de alguma cirurgia para reconstituição de movimentos , algum tipo de reabilitação corporal que procurem o Sarah , fui muito bem atendido muito melhor que nesses hospitas particulares que só querem saber de sugar seu dinheiro na hora de maior necessidade.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguito_rotador

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_supra-espinhal

http://www.artroscopiadeombro.com.br/instabilidade_ombro.php

http://www.sarah.br/

http://powershowz.medicalillustration.com/enlargeexhibit.php?ID=27524

Meus exames e o meu depoimento pessoal estão incluidos

78 comments on “Como fraturar o tendão Supra-Espinhal!

  • Flavia says:

    Paulo
    Bem resolvi fazer a cirurgia em 22.02
    A anestesia pro bloqueio foi horrivel
    No resto tranquilo
    Nao tive dor na noite da cirurgia mas depois…
    Nao posso tomar antinflamatorio e o jeito foi antibiotico e analgesico tylex e tramal retard
    Na minha cirurgia o tendao ja estava 1cm de ruptura, o medico retirou minha bursa e fez limpeza das calcificacoes. Uma parte foi por artroscopia e outra aberta. Coloquei um parafuso e 3 ancoras.
    Hj 10 dias depois estou melhor.
    A tipoia é chata mas paciencia.
    Essa semana tiro os pontos e vamos evoluindo!
    Agora é me recuperar para operar o direito!
    Obrigada!
    Bjs

    Reply
    • Muito bom saber que sua cirurgia deu tudo certo, agora bastante paciência seja disciplinada com a fisioterapia que terá grandes resultados , uma abraço e tudo de bom e boa sorte com o outro braço!

  • Marcia Duarte says:

    A ruptura de 3/4 dos tendões supra e infra escapular podem gerar dor no pescoço e hemicrania, sem comprometer diretamente os movimentos do braço?

    Reply
    • Marcia,
      A ruptura dos tendões em qualquer grau pode sim gerar dor e essa dor pode iradiar para o pescoço, já a hemicrania não conheço nada sobre os efeitos que ela possa causar, mas os rompimentos podem comprometer sim os movimentos do braço , já que são eles os responsáveis por manter o braço conectado ao corpo. Sempre procure um bom médico e boa sorte no seu tratamento.

  • VERA LÚCIA S. MACHADO says:

    Olá boa tarde…. fiz um ultrassom do ombro pois estou com mta dor o resultado foi
    ARTROSE ACRÔNMIO CLAVICULAR
    tENDINOPATIA SUPRA ESPINHAL, COM ESPESSAMENO DE HIPOECOGENICIDADE E FISSURAS/LESÃO PARCIAL DE BAIXO GRAU NAS FIBRAS POSTERIORES MEDINDO 0,8CM
    SINAIS DE TENDINOPATIA CALCARIA
    GOSTARIA DE UMA OPINIAO ….

    Reply
    • Vera,
      O que eu posso dizer, que caso não esteja confiando no tratamento do seu médico, procure outro especialista em quem possa ter mais confiança. Esse blog não é de medicina e tão pouco de especialistas na área de saúde são apenas as opiniões apresentadas por mim e pelos leitores para servirem de ilustração sobre a experiencia que passamos com esse problema tentando trazer informações que possam ser uteis de alguma forma para você #ficaadica boa sorte no seu tratamento.

  • Marco Teixeira says:

    Se tem rotura do tendão supra espinhal, opere. Mesmo que a ruptura seja parcial. Nesse caso, se você operar a recuperação é mais rápida porque uma parte não está tão afastada da outra e não precisa descolar músculo para operar. E não operar, com o tempo ele vai romper, além do que você não pode fazer exercícios de musculação com toda a liberdade. Se o tendão já rompeu de vez, quanto mais você demorar para operar, pior será o resultado. Se não operar, vai chegar o dia que não vai nem levantar o braço. Se operar depois de muito tempo, o tendão terá se afastado e haverá necessidade de descolar músculo para trazê-lo de volta. A recuperação é mais lenta e você não recuperará 100% dos movimentos. Então, opere logo. Eu operei o direito e daqui a dois meses vou operar o esquerdo.

    Reply
    • Marco,
      Exatamente o meu rompeu completamente e minha cirurgia foi bem complicada pelo tempo que levou para ser realizada , hoje estou procurando outro medico para realizar exames no outro ombro por que tem uma dor intensa que não passa, gostei do seu comentário espero que as outras pessoas percam o medo e façam suas cirurgias para melhorar a situação!

  • joseli de oliveira faria says:

    tenho rotura parcial de tendao supla espinhal com 50% de espessura fui ao medico e ele dissie que posso voutar a trabalhar tenho nos dois onbro oque faco nao consigo nem erguer os braco

    Reply
    • Joseli, Essa pagina foi criada para ajudar as pessoas a entenderem o problema sobre o supra espinal, quais são os sintomas e procurar a ajuda de especialistas, com ajuda de todas as pessoas que já colocaram seus comentários, percebo que nem sempre o tratamento com cirurgia é o mais recomendado. Importante fazer essa avaliação com outros profissionais e procurar fazer o tratamento com fisioterapia para casos onde não há ruptura completa! Para aliviar a dor e fortalecer os músculos do manguito rotador que é o responsável por manter seu braço junto ao corpo.
      Procure outro especialista e um tratamento para diminuir as dores. Medicamentos por si só não resolvem o problema.

  • Cristiane says:

    Boa tarde Paulo, tudo bem? Lembra que te falei sobre a minha mãe, pois bem, ela retirou os pontos dia 08/01 e o médico a liberou da tipoia ela irá usar somente para dormir e se for sair..caso contrário já pode ficar sem. Ele passou também quatro exercícios de pendulo para fazer em casa de duas em duas horas e só dia 28/01 ela irá retornar e daí que ele irá passar fisioterapia. A partir de quando você começou a fazer fisioterapia? As dores fortes passaram mas ainda ela sente dor….isso é normal? Quanto tempo você fez de fisioterapia? Obrigada

    Reply
    • Cristiane,
      Bom dia , primeiro o importante a cicatrização foi tudo bem, o corte e toda a intervenção leva algum tempo para cicatrizar completamente, me lembro que levou cerca de 1 mês e meio mais ou menos para as dores pararem, mas eu fiquei 5 meses fazendo fisioterapia/hidroterapia para recuperar os movimentos e junto com isso inclui varias sessões de acupuntura para melhorar a amplitude do movimento do braço. Uma questão de paciência, as dores não somem do dia pra noite leva algum tempo, podem ficar tranquilas as dores vão passar, cuide bem da cicatrização não deixe de fazer os exercícios mesmo que sinta alguma dor e importante para movimentação do braço.Tenham calma, vai melhorar o pior já passou boa sorte e melhoras.

  • renato manoel pereira says:

    Após um acidente de moto, estou sentindo muita dor no ombro direito e percebendo que está aumentando a dor com qualquer movimento que eu faço. Após uma ressonância magnética concluiram que meu quadro ecográfico do ombro é compatível com rotura parcial do supra-espinhal, ou seja, constatou-se que no manguito rotator apresenta redução focal da espessura com descontinuidade parcial do supra-espinhal na projeção da zona crítica, medindo 0,5 x 0,1 cm, preservando suas fibras mais posteriores. Gostaria de saber nesse caso ´qual será o melhor tratamento para se obter uma solução desse problema que venho enfrentando.

    Reply
    • Renato,
      Eu digo a todas as pessoas que pedem a minha opinião aqui no Blog , eu não sou medico , acredito que caso exista uma solução sem cirurgia seria a melhor saída mas com eu passei por coisas similares e vi varias pessoas passando pelo mesmo estou aqui dando um apoio sobre o que passei. Pro isso acredito que se os exames apresentam rupturas , alterações significativas e mais de um médico indica a cirurgia para correção , realmente o caminho é esse porque ficar sentindo dor ninguém merece. Boa sorte no seu tratamento , procure mais de uma opinião medica para dar continuidade no seu tratamento.

  • italo roberto ramos cruz says:

    rompi o tendao do musculo sura espinhal com musculaçao a possibilidade de recupera

    Reply
    • Italo, se você rompeu completamente o ligamento não existe outra solução precisa operar e depois fazer fisioterapia , ai sim volta tudo a funcionar normalmente eu fiz a minha cirurgia tinha 37 e meu braço está perfeito hoje. Procure um bom especialista e boa sorte

  • Cristiane says:

    Olá Paulo tudo bem? Lembra que te falei da minha mãe que rompeu o tendão tb? Ela fez cirurgia dia 14/12 graças a Deus ocorreu tudo bem. O médico disse que estava um buraco muito grande, mas ele conseguiu colocar tudo no lugar, amarrou os tendões na ancora. Ele até tirou foto e mostrou para mim, realmente a cirurgia era ncessária, pois tinha até coisas estragadas no braço dela. Só que ela está sentindo muitas dores..como vc já disse isso é normal né. Ele também passou alguns exercicios bem leves para ela ir fazendo. Ele pediu para ela dormir em uma poltrona (tipo poltrona do papai) que é melhor para ela se acomodar. A noite passada ela chorou de dor….será que essa dor melhora com o tempo? Ele receitou vários remédios (cefalexina, codex, teflan e dipirona) mas é complicado né…a dor é muita. Obrigada por me esclarecer as dúvidas…E vc está bem com o braço operado? Ela tem 63 anos..será que ela tem chance de voltar a movimentar o braço?

    Reply
    • Cristiane,
      Fale para sua mãe se acalmar porque a dor vai passar, o grande problema de fato é dormir. porque a posição é muito ruim eu me lembro que no primeiro mês foi bem difícil, dormir sentada é sem duvida a melhor posição, experimente colocar algum cadeira ou sofá ao lado da cama no braço que não foi operado para que ela se apóie assim talvez ela relaxe e durma um pouco, remédios para dor são importantes, não adianta é melhor tomar do que ficar sofrendo, pode dizer a ela que a dor vai passar e o braço vai ficar bom mas agora precisa ter paciência.
      Boa Sorte e melhoras , eu estou ótimo meu braço ficou perfeito

  • Cristiane says:

    Olá Paulo..minha mãe tem 64 anos e o cardiologista a liberou para a cirurgia…..vamos tentar marcar para semana que vem, mas ela está muito preocupada em não poder mais mexer o braço, sabe como é, dona de casa ativa, vendedora autonoma, não consegue ficar parada…as fortes dores passaram, mas quando ela mexe bastante (serviços domesticos) ela ainda sente dor….Será que não pode ficar assim? É perigoso romper os outros dois? Eu disse a ela de vc que vc ficou bom, mas ela está com medo de não voltar mais movimento e de doer bastante a cirurgia.
    Obrigada

    Reply
    • Cristiane,
      É assim mesmo as pessoas em geral tem medo da cirurgia , não vou mentir logo após a cirurgia sofri um pouco por conta do meu tamanho e a minha cirurgia foi aberta , mas fazendo a fisioterapia direitinho e recuperação é incrível e simplesmente hoje já estou vendo se vou operar o outro braço porque dói bastante. Não sei se o medico te disse isso é comum acontecer com pessoas com mais idade um desgaste do ligamento que acaba rompendo. Boa sorte e boa cirurgia, a cirurgia é um tratamento e não um problema.

  • Parabens pela iniciativa Paulo!! Operei faz dois meses e queria algumas dicas!

    Queria saber se ao fazer as fisioterapias se seu braco doía no músculo em baixo do ombro. E se quando você começou a levantar o braco a sua escapula levantava junto e se com o tempo foi soltando, porque eu estou com capsulite adesiva. E quanto tempo de fisio e hidro você fez para começar a levantar o braco e se sentia muita dor, porque eu ainda sinto bastante.

    Muito obrigada!!
    Paula

    Reply
    • Paula,
      Bom eu sofri um acidente e rompeu o ligamento junto ao ombro por isso a minha cirurgia precisou de ancoras para amarar o ligamento novamente , como a minha cirurgia foi aberta eu tive muitos dias de dor , mas depois da cicatrização quando começou a fisioterapia doía apenas nas sessões de fisio , tentando voltar loga a ativa eu fazia , fisioterapia , hidroterapia e acupuntura tudo junto durante a semana. Realmente durante o período da fisioterapia eu cheguei a ficar preocupado pois o meu movimento não se recuperava, a fisioterapeuta falava que era normal, e derrepente depois de 3 meses e meio o braço resolveu levantar de uma vez. Exemplo um compasso eu levantava sozinho tipo 80° derrepente foi pra 140° 160° de uma vez e o tempo foi eliminando a dor, foram seis meses afastado do trabalho totalmente dedicados a minha recuperação. Hoje o meu braço operado e melhor que o outro e muito , eu acredito que foi porque eu me dediquei mesmo para recuperar meus movimentos. Atualmente é normal eu não sinto mais dores.
      Siga a orientação da fisioterapia acredite que você vai melhorar tenha fé e boa recuperação.
      A dor vai passar!

  • Cristiane says:

    Olá, primeiramente quero parabenizar pelo site que me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Minha mãe tem 63 anos e no final do ano passado ela caiu e deu rotura parcial do tendão supraespinhal, o médico recomendou cirurgia mas ela não quis pois ficou com medo, então ela fez fisioterapia e a dor foi diminuindo com o tempo, mas ainda sim sentia dores só que bem menores. Agora dia 08/10/2012 ela caiu novamente e o ombro deslocou e no ultrassom deu rotura completa do tendão supraespinhal e na cabeça longa do biceps e tendinopatia nos outros dois tendãos. O médico disse que o caso é cirurgico. Só que ela está com medo de sentir dores e de não consegui movimentar mais o braço. Ele ira furar o osso do ombro e colocar uma ancora para amarrar esses tendões, só que ele não gosta de fazer por atroscopia pois ele disse que a imagem é aumentada, ele prefere pegar na mão e sentir esse tendão. O que vcs acham? Dói muito a recuperação? Ela sente dores terriveis, está tomando Tramal para aliviar as dores e nem assim passa. me ajudem por favor, pois tb estou nervosa. Obrigada

    Reply
    • Cristiane,
      Bom dia bom vamos ser francos , sim apos a cirurgia ela vai sentir dores com certeza , não existe cirurgia completamente sem dor, no caso dela que foi o mesmo do meu houve uma ruptura completa e o media não fazia a cirurgia por video somente aberta. Eu tive que colocar ancoras no ombro para poder amarar o tendão de volta no lugar hoje eu não sinto mas nada o ombro operado e melhor que o outro ombro. Se sua mãe estiver com a saúde em dia e não tiver um risco cirúrgico alto , com certeza soa cirurgia para cessar a dor , claro que depois de alguns meses de fisioterapia tudo volta ao lugar e fica tudo bem , boa sorte para sua mãe melhoras.

  • marcelo says:

    Boa noite tive luxação a quase 9 meses estava fazendo fisioterapia mas derrepente depois de pegar um sabonete na janela do banheiro comecei a sentir dor no ombro e depois não consegui mais a levantar o braço simplesmente parece que não tem nenhuma reação quando pretendo levantar o braço lateralmente ainda não fiz nenhum exame amanhã vou no traumato para ver o que ele me diz.

    Reply
    • Marcelo,

      Faça todos os diagnósticos possíveis para você ter certeza da extensão do seu problema se for o ligamento rompido, o supra espinhal faz a abdução do braço , que e levantar e sustentar o braço em cima, se você não está fazendo isso é porque a lesão pode ter sido grande, não demore muito quanto mais você esperar mais complicado vai ser para arrumar.

    • Luciana Oliveira says:

      Minha mãe foi atropelada por uma moto que estava saindo do estacionamento, fez vários raio x e não descobria o problema, ela tem 64 anos, quando a dor foi aumentando ela procurou outro médico e ele pediu uma ultra som do ombro esquerdo ai sim descobriu que os tendões do ombro tinha sido rompidos, fez uma ressonância e agora estou tentando uma cirurgia em Salvador porque aqui em Vitória da Conquista na Bahia só faz particular.
      Ela também senti muita dor e não consegui nem uma receita do Tramol que dizem que alivia a dor, tá realmente muito difícil de lidar com esta saúde.
      Mas com fé em Deus vamos conseguir.
      O pior que o motoqueiro fugiu e ninguém notou a placa da moto, tamos gastando muito com estadia fora da cidade , brincadeira né.
      Um abraço a todos.

    • Luciana,
      Os ligamentos causam muitas dores é importante descobrir se tem algum ligamento totalmente rompido , dependendo da idade de sua mãe vão sugerir a cirurgia , boa sorte e melhoras

  • Bem, a coisa não é exatamente como eu pensava. Após 2 meses e meio da cirurgia uso o braço normalmente, porém ainda dói em determinadas situações, como por exemplo colocar a mão sobre o peito e elevar o cotovelo. Estive no médico para mais um acompanhamento, e ele disse que é assim mesmo. Eu estava com medo de ter dado alguma “zica”, mas fui aconselhado a seguir os exercícios com elásticos. Volto lá dentro de 30 dias para outra avaliação.

    Reply
    • Luiz,
      Acredite a recuperação e lenta mas depende de você estar fazendo a fisioterapia corretamente, se me lembro bem o meu braço só voltou a mexer de verdade com 3 meses de fisioterapia , pareceu um milagre num dia estava travado no outro começou a levantar muito mais , isso me animou, lembro te ter ficado preocupado de não poder usar mais o meu braço completamente mais isso foi uma paranoia minha. A fisioterapia resolve mas leva algum tempo. Lembro que no meu tratamento eu fiz Fisioterapia / Hidroterapia / Acupuntura tudo junto pra ver se resolvia mais rapido. Acredito que tudo ajudou mas não precisa ficar “encanado” o braço vai voltar a mexer sim.Boa recuperação.

    • Marcia says:

      Procuro uma luz para minha mãe que está há 6 meses com o tendão rompido por causa de um tombo. Ela tem 80 anos e 9 meses. Levei num especialista e ele sugeriu cirurgia com colocação de prótese. Me indicaram outro espec. mais conceituado e este disse que se minha mãe tivesse 70 anos, ele recomendaria a cirurgia para ontem. Ele faz por vídeol. e irá pinçar e juntar o tendão, falando a grosso modo. Como minha mãe é sedentária, tem arritmia, ele disse que fazendo ou não, tem os prós e os contras. A família é que decide. Alguém sabe de idosos que fizeram a cirurgia e obtiveram sucesso, e não sentem mais dor, que é o que mais a incomoda e a deixa dependente para se vestir, tomar banho.

    • Marcia,
      Se o tendão estiver completamente rompido , o medico deve pedir uma ressonância magnética para sabre a gravidade e provavelmente ira indicar a cirurgia. Não ha muito o que fazer nesse caso. Boa sorte

  • Isabel Cristina says:

    Sofri uma queda a oito dias, sinto dores no ombro, mexo com a mão e o braço mas não consigo mais levantar o braço até a altura do ombro porque dói e também não tenho forças para isso, você acha que tem algo rompido no meu ombro?

    Reply
  • Lucia Farias says:

    Há 5 anos descobri que tenho 3 tendões do ombro parcialmente rompidos e várias outras coisas, e há 2 meses, a Ress.Magn. acusou uma pequena área totalmente rompida(supraespinhal).Já fiz mta. fisioterapia,sinto pouca dor, bem suportável,e agora faço apenas exercicios p/fortalecer a musculatura do ombro. Meu ortopedista,epecialista em ombro,afirma que “ninguém merece” uma cirurgia dessa:vi mta. gente com um ano de opoerada ainda na fisio e sentindo dor,além do que não há garantia de que outra área do tendão tb. se rompa. Cuido pra não fazer esforço com alguns movimentos e controlo com os exercícios, gelo qdo. preciso e um gel extra forte com arnica,sebo de carneiro e sete ervas, maravilhoso! Pensem bem antes de operar…..ouçam outras opiniões médicas.

    Reply
    • Lucia, eu não sei a sua idade mas o que meu medico disse que isso se agrava com a idade, e o rompimento completo do tendão compromete o movimento do braço e a cirurgia é uma solução, o meu braço operado é melhor que o outro braço por isso eu acredito que deve procurar outros especialistas porque o tempo dificulta a cirurgia , boa sorte e melhoras

  • Pryscilla Brum says:

    Dr.
    Sou estagiária de fisioterapia em uma clínica de reabilitação, meu paciente P.N.C. sofreu uma queda há 5 meses e fraturou parcialmente o tendão supra espinhal do ombro E. Realizou tratamento conservador por 3 meses e teve ótimos resultados e não sente dor, nem assume postura antálgica, ainda há compensações durante o movimento, porém tem um deficit de força muscular por desuso. O médico insiste na cirurgia, sendo que a cada semana o paciente tem melhora importante do quadro e a ruptura foi parcial. De acordo com sua experiência, acredita que o médico deveria apostar no tratamento conservador por mais alguns meses?

    Grata,
    ACFT Pryscilla Brum

    Reply
    • Pryscillia,
      Primeiro quero esclarecer como já coloquei em outros posts eu não sou médico, sou ex-acidentado, usei da internet para falar sobre o que estava passando, voltando ao assunto em questão seu paciente e que deve decidir sobre a cirurgia se ele acredita que vai conseguir voltar as suas atividades normais e com o tratamento convencional ótimo para ele por que como muitos aqui já postaram a cirurgia tem um resultado ótimo, eu mesmo estou melhor do braço operado que do outro! o meu braço normal dói horrores eu fico direto fazendo os exercícios que aprendo na fisioterapia para aliviar a dor. mas já sei mesmo sem exames que está comprometido devido as atividades e o tempo.
      Se seu paciente achar melhor continuar pelo meio convencional parabéns para vocês dois, um pela sua orientação que esta dando um resultado e outra pela força de vontade do seu paciente.

      Boa Sorte,Boa Noite.

      Paulo Alexandre
      Analista de Sistemas

  • cristiane says:

    Boa tarde!
    Muito obrigada é isso mesmo q eu fiz, pois ja estou com consulta marcada no especialista em ombro…(a drª passou 2 medicamentos pra tomar todos os dias durante 2 meses…injeção pra aplicar de 3 em 3 dias…a pomada de cataflan…e ainda disse pra eu fazer pilates ou hidroginástica pois o meu problema é muscular…que eu não posso estar sentindo tanta dor assim) fiquei completamente transtornada com esta situação…agora continuo com muita dor e tive q agendar com outro profissional pois ela se negou em pedir a ressonancia.
    Mesmo assim agradeço sua atenção!

    Reply
    • cristiane says:

      Ah e esqueci de comentar tive um acidente de moto em 2009 onde ao cair por cima da moto bati o cotovelo no asfalto…fui imobilizada…com o raio-x feito apenas do cotovelo mostrou apenas uma leve trincada assim disse o drº…

    • Cristiane,

      Siga com seu tratamento serio para ter bons resultados boa sorte.
      Por nada faço isso pelas pessoas que me ajudaram na hora da minha dificuldade uma forma de contribuir com outras pessoas.

      Boa sorte, Boa Noite.

      Paulo Alexandre
      Analista de sistemas.

  • cristiane says:

    Olá sinto dores horriveis tipo pontadas, fisgadas nakele osso das costas acho que escapula se não me engano… e a dor pega meu ombro esquerdo… fiz uma ultrassonografia articular do ombro…fibrose ou ruptura do tendão supra espinhal…a drª poderia pedir uma ressonancia para ter um resultado mais detalhado?

    Reply
    • A doutora não só poderia como eu acredito que deveria, o exame correto para ter o laudo completo da situação, mas como ela já sabe assim como você também sabe que há algo errado. O tendão já esta comprometido, as dores mostram isso, o que foi que ela recomendou? a cirurgia ou a fisioterapia, como você ainda não tem certeza se está ou não rompido a cirurgia só é indicada para casos de rompimento completo onde há uma perda de movimentação, se não, fisioterapia pode resolver. Não está se sentindo segura com ela recomendo procurar outro ortopedista que seja especialista em ombro.
      Boa sorte.

  • laudiceia says:

    Estou com varios compremetimento no ombro inclusive rompimento do tendao no ombro,qualo tempo de tratamento e afastamento

    Reply
    • Vamos ver da seguinte forma dependendo do seu caso se fizer uma cirurgia , cuidar com fisioterapia e nao tiver nenhuma complicação acredito que dentro de 6 a 8 meses deve voltar as suas atividades normais ! lembrando que é um tempo medico , como você mesmo disse está com varios problemas juntos isso agrava o quadro , pergunte para seu especialista que ele lhe dará uma resposta mais pontual
      Obrigado

  • Dejair Porto says:

    Tendinopatia com ruptura parcial do sebescapular a direita;
    Tendinopatia com ruptura completa do supraespinhal a direita; 20 mm
    bursite cromial/subdeltoidea a direita;
    tendinopatia com ruptura completa do supraespinhal a esquerda; 15 mm
    Bursite subacromial/subdeltoidea a esquerda.
    obs: tratamento conservador com PRP (membro superior direito) em 03/08/2012, 21 dias de imobilização, inicio da fisioterapia em 31/08/2012 recomendado 10 sessóes (sem dor )

    Reply
    • A ruptura completa vai ser tratada com imobilização ??? acho bom procurar outro médico a não ser que acredite totalmente nele.
      Boa sorte

  • Bem, relembrando: fiz a cirurgia em 7 de agosto. Fiquei na tipóia até 2 de setembro, e iniciei fisioterapia dia 3 (previstas dez sessões). Meu ombro está ótimo, já teclo normalmente, e penteio o cabelo com as duas mãos. Só não carrego peso com o braço operado, o resto está quase normal. Próximo retorno ao médico dia 18 de setembro, quando acredito serei liberado.

    Câmbio, e desligo.

    Reply
    • Muito bom Luis está com ótimo progresso na sua recuperação é assim mesmo devemos acreditar o seu depoimento enriquece cada vez mais esse post.
      Obrigado

  • Em 2004, pegando “jacaré” no Guarujá, levei um “caixote” e dei com o ombro no fundo. Semanas após foi diagnosticada uma bursite no local, que tratei com fisioterapia. Após todo esse tempo sem problemas, em fevereiro último comecei a realizar exercícios com peso na academia, e a dor no ombro voltou, só que bem mais intensa. Após ultrassom que confirmou bursite, voltei à fisioterapia, sem resultados. Fiz ressonância magnética, onde foi constatada rutura do tendão supra-espinhoso. Estou com cirurgia marcada para 7 de agosto. Depois eu conto como foi.

    Reply
    • Continuando: hoje é 20/8/12, fiz a cirurgia dia 07/8. Estou na tipóia. A operação durou cerca de duas horas e meia. Dor no pós-operatório: zero. Isso graças a um procedimento que está sendo utilizado nas cirurgias de atletas (especialmente jogadores de futebol) e que também abrevia em 50% o tempo de recuperação. É o seguinte: um biomédico acompanha a cirurgia, e tira uns 50 ml do sangue do paciente. Esse sangue é centrifugado na hora, e são separadas as plaquetas junto com o plasma. Terminada a cirurgia, o cirurgião injeta essas plaquetas sobre o local em que o tendão foi fixado no osso. Acelera o processo de cicatrização e elimina a dor do pós-operatório. Minha mulher fez a mesma cirurgia há três anos atrás, com o mesmo médico, e doeu bastante. O laboratório que faz esse procedimento é o Plasma Vitta. Recomendo e assino embaixo. Quando abandonar a tipóia e iniciar a fisioterapia eu volto.

    • Luiz, ótimo comentario, vou procurar saber mais sobre essa técnica para ver se consigo fazer algo semelhando ao outro ombro que realmente ten me dado bastante incomodo. Obrigado #ficadika

  • jose edvaldo de oliveira says:

    estou com uma ruptura pacial do tendao subra espinhoso, e meu médico disse que nesse caso só me resta partir para cirurgia, que o osso do meu ombro direito está cortando o tendão, que nesse caso eu teria que cortar um pedaço do osso e costurar o tendão, encaminhei a minha cirurgia para o sus (sistema único de saúde) porque particular eu não tenho condições de pagar.que DEUS me abençoe.

    Reply
  • aparecida donizeti sprocatti says:

    ESTOU COM PROBLEMA TENDOES DO INFRA-ESPINHAL COM ECOTEXTURA DIFUSA.REDUÇAODA ESPESSURA DO TENDAO DO SUPRA-ESPINHAL.PRESENÇA DE LIQUIDO EM TORNO DO CABO LONGO DO BICEPS.INTERFACE ÓSSEA IRREGULAR.CONCLUSAO;LESAO ANTIGA DO TENDAO DO SUPRA-ESPINHAL.TENOSSINOVITE BICEPTAL.SINAIS DE TENDINOSE DOS DEMAIS COMPONENTES DO MANGUITO ROTADOR.

    Reply
    • Aparecida,
      Realmente um problema muito sério com bastante problemas crônicos antigos, compartilhe aqui, qual foi o diagnostico ou a solução para o seu problema.

  • rosemary Gomides Faria says:

    Meu cliente foi esmagado por uma máquina de colocar asfalto, da empresa Construtora Aterpa, e ao ajuizar ação de reparação de danos moraes, pois foi moido e teve rompimento do tendão supra espinhal, o perito médico diagnosticou sua lesão como doença degenerativa, digo, como é possível tal diagnostico?

    È lamentável que na Justiça do trabalho, dificilmente se pode confiar em uma pericia médica, o perito é renomado, professor de universidade, e ainda negou haver nexo causal entre o diagnostico do cliente e o acidente de trabalho.

    Reply
    • Rosemary,

      infelizmente para você e seu cliente o médico pode estar correto, meu cirurgião falou exatamente a mesma coisa que o tendão sofre de desgaste natural e pode se romper com o passar dos anos, por esse motivo que hoje você pode observar que a maioria dos idosos não consegue suspender o braço, existe mesmo esse tipo de diagnostico o problema é se seu cliente sofreu um acidente e rompeu o ligamento por esse motivo, “acidente”, bom como eu sempre digo procure outra opinião médica ninguém é dono da verdade.

  • Jean Gabriel Asquinasi says:

    Bom Dia Paulo,
    Tenho um laudo parecido com o seu porém tenho rompido totalmente o Infra espinhal, segui sua experiencia pelo Sarah RJ. mas não consigo marcar a consulta pelo telefone do site (21) 3543-7000, poderia me ajudar a marcar minha primeira consulta? grato.

    Reply
    • Jean, Eu não sou funcionario do Sarah simplesmente passei como funcionou pra mim! Eu sei que não é fácil continue tentando e boa sorte.

  • flavia says:

    paulo
    vi que nao é medico, etc e tal. tenho LER/DORT e calcificacao nos dois ombros que causam mtas dores. o ultimo exame deu “pequena” ruptura do infra e do supra espinhoso.
    não consigo de forma alguma levantar o braco lateralmente, de frente ainda dá, mas lateral nao existe possibilidade, dá um repuxão, um choque que o grito é involuntario. meu medico ja me disse q pras dores sao 2 alernativas: cirurgia e retorno ao trb, ou fisioterapia e nao retorno ao trb.
    Imagina?

    bjs

    Reply
    • Flavia,
      Eu vejo que seu problema é muito mais sério que o meu, hoje estou com 1 ano e meio mais ou menos que sofri meu acidente no meu caso o meu cirurgião falou dessa forma pra mim: Eu deveria operar por que sou novo e voltaria a me movimentar normalmente. De fato hoje nem percebo que operei o ombro posso até dizer que está melhor que o que não foi operado e é claro que o trabalho é muito importante pra mim por esse motivo operei, peça a opinião de outro médico, mas com certeza é cirurgia + fisioterapia para voltar a sua vida normal sem dores! Boa Sorte

  • Leonardo says:

    Olá Paulo, tambem sofri um acidente de moto, mas meu caso esta assim, faço rotações de ombro, so não consigo levantar o braço para lateral e nem para frente, será que posso ter rompido o tendão, emso conseguindo fazer rorações no ombro e levar o ombro ate a orelha? Acima de meu pulmão existe um nodulo que quando aperto sinto no ombro, será que pode estar estourado?

    Atenciosamente

    Reply
    • Caro Leonardo, eu não sou médico como sempre falo para todos que me escrevem ,mas se vc não consegue suspender o braço lateralmente e para frente muito provavelmente você rompeu o mesmo ligamento que eu, supra-espinhal , recomendo que procure um ortopedista para realizar exames e provavelmente só possa ser resolvido por cirurgia. Boa sorte e boa recuperação não demore muito tempo pois o tempo agrava a mobilidade do braço

    • Leonardo Lino says:

      Olá PAulo, acabei de receber minha ressonancia magnetica, segue o laudo:

      Fratura da grande tuberosidade umeral deslocado 12mm
      Acromio tipo II de Bigliani
      Artrose Acromio-clavicular
      Ruptura da espessura completa do tendão supra espinhoso com cerca de 4 mm de diametro transverso e com retração de 5 mm
      Demais tendões do manguito OK
      Pequeno Derrame articular
      liquido na bursa

      bastante coisa, falaram que a cirurgia é por artroscopia, quando tempo deve ser que deverei ficar parado.

      Att

    • Leonardo , Realmente não é pouca coisa como eu digo sempre não sou médico, acredito que depende de cada um mas uma coisa é certo vai levar pelo menos 3 meses de fisioterapia para você restabelecer o movimento normal, claro contando com uma cirurgia perfeita. Procure dentro das suas possibilidades o melhor possivel eu penso que nossa saúde é muito mais importante que o dinheiro. Boa sorte e boa recuperação acredite a fisioterapia vai ser super importante para restabelecer o movimento acredite.

  • ola! bem estou com ruptura de tendão e meu medico disse que só a cirurgia resolve , mas estou com muito medo , pois eu sou ipertença , e ela varia muito , alem de tudo sofro com labirintite . mas as dores são insuportavêis, pois nen pra dormir tenho uma tregua das dores . gostaria de saber se eu corro risco fazendo esta cirurgia e se é preciso ficar internada para fazer a mesma e quanto tempo e se a anestezia é local ou geral e quanto tempo ficarei internada ? obrigada , abraços

    Reply
    • Elane,
      Eu não sou medico posso simplesmente lhe dizer como foi a minha cirurgia. O tempo que eu fique no hospital e coisas assim. Anestesia é geral para o reparo do tendão bom uma média de 3 a 4 horas de cirurgia, o risco depende da sua condição fisica converse com o seu médico, geralmente e 2 a 3 dias em observação após a cirurgia e muita paciencia e fisioterapia não tenha medo o resultado é muito bom , pelo menos pra mim foi , Abraços

  • Ivan Sousa says:

    Tenho 31 anos, fui operado no dia 04/10/2011 de uma lesão de bankart, após 45 dias de repouso com o braço imobilizado na tipoia iniciei a fisioterapia, mesmo com dores constantes e fortes não parei o tratamento, após 5 meses fiz uma nova Ressonância Magnética que constatou entre inflamações e traumas um rompimento do tendão supra-espinhal.
    Meu médico disse “como você ainda é jovem pode recuperar o tendão porque existem outros tendões no ombro para suprir o rompido, o tratamento é mais fortalecimento muscular (fisioterapia), não melhorando será feia uma intervenção cirúrgica”.
    Acontece que as dores persistem e são quase insuportáveis, sinto meu ombro instalar frequentemente em qualquer tentativa de movimento, movimentos esses que estão limitados, elevar o braço para qualquer lado esta cada vez mais doloroso.
    Gostaria de saber sobre o diagnóstico a qual fui submetido pelo meu médico, ele está dentro da normalidade ou somente a cirurgia recuperaria esse rompimento e se tem alguma ligação com a cirurgia de lesão de bankart realizada.
    Abraços…

    Ivan.

    Reply
    • Ivan,

      Vou apenas explicar o que aconteceu comigo e como foi , lembrando não sou médico é apenas a opinião de um cara que sofreu com esse problema e devia compartilhar com as pessoas. Certo eu tive o rompimento completo do tendão supra espinhal , meu médico falou a mesma coisa que eu era novo demais para ficar com ele assim por esse motivo fiz a cirurgia. No meu caso somente a intervenção cirúrgica poderia reparar o meu problema (Acidente de Moto) coloquei 3 parafusos e costurou o tendão de volta no lugar. Eu passei 4 ou 5 Meses só de fisioterapia para recuperar o movimento do braço mas hoje nem me lembro que ele sofreu.Acredito que você deva procurar um segunda opinião mas sim a cirurgia desse tendão resolve , não sei lhe dizer se foi por causa da outra mas um ortopedista experiente pode lhe dizer com certeza.
      Boa sorte e uma boa recuperação , fisioterapia parece que não resolve mas faz milagres acredite.

  • Rozelia says:

    Me submeti em 07/2006 a uma cirurgia no ombro, para lixar o osso, segundo o médico o tendão supra espinhoso estava esmagado e quando foi fazer um curativo, esse rompeu-se. Ele amarrou com uma ancora que em 22 dias escapou do meu bravo, e em set/2006 novamente voltei para o centro cirúrgico para retirada da ancora. Ocorre que em 04/2008 voltei a sentir fortes dores e por minha surpresa novamente o tendão havia rompido e ai em 09/2008 me submeti á terceira cirurgia no ombro para amarrar novamente o tendão, segundo o médico a cirurgia foi um sucesso, alegou que deu o melhor de si para esse sucesso. Sucesso esse que ficou só na conversa do médico, pois em agosto/2011 novamente tive o rompimento do mesmo tendão e em 01/03 fiz a cirurgia. Ocorre que hoje o médico me informou que não conseguiu encontrar o tendão no meu ombro, pois existe uma atrofia muscular muito interessante, estou muito ansiosa com o que me esperar de agora para frente. Alguém poderia me ajudar? Como é um ombro sem tendão? A quais limitações estarei propensa?

    Reply
    • Rozelia, sua historia é muito complexa eu acredito de você deveria passar o seu caso para o SARAH para que eles avaliem a sua situação do seu ombro com o tendão atrofiado , mas digo para seu consolo que esse médico realmente não fez um serviço serio , outros casos que vi não opera para retirar a ancora eu mesmo estou usando 3 parafusos e não vão ser retirados boa sorte procura mais informações no site do SARAH. http://www.sarah.br. Boa sorte

  • Marco Brito says:

    Estou com uma lesão semelhante, ruptura total diagnosticada no ultrassom. O médico pediu uma ressonância e afirmou que vou precisar de cirurgia reparadora. O amigo pode informar qual foi o tempo de recuperação pós cirurgia ?

    Reply
    • Marco,
      Bom eu acho que isso é caso a caso. No meu caso levou da cirurgia até a recuperação total , não tive sequelas, levou por volta de 6 meses com hidroterapia, fisioterapia e acupuntura
      eu tive sorte consegui operado na rede Sarah eu fiz todo tratamento tirando a acupuntura. do acidente até a cirurgia passaram-se 20 a 30 dias até desenrolar os exames e a admissão na
      Rede Sarah. Espero que tenha esclarecido o tempo.

  • Lecino Moraes says:

    Estou com este problema ja fiz todos exames e o meu supraespinhal esta ronpido
    des do dia 13 janeiro 2010 sinto muitas dores e meus movimentos são limitados
    que pode acontecer se não fizer a cirugia..ja fiz até orçamento mais os valores são muito alto. que achas que devo fazer amigo…abraço Lee Moraes..

    Reply
    • Bom amigo se não operar vai perder cada vez mais os movimentos e vai ser mais difícil a fisioterapia , por isso aconselho procurar alguma instituição publica para realizar sua cirurgia caso não possa custiar , não deixe de se tratar porque esse rompimento limita muito a movimentação , você não informou sua idade mas quanto mais velho a tendencia é que a situação se agrave de acordo com o medico que me atendeu , hoje estou cem por cento a minha mobilidade é melhor com o braço operado do que com o outro não operado .Não desista procure tratamento adequado boa sorte .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>