Como fraturar o tendão Supra-Espinhal!

Bom é muito simples vou contar um pequena estória e vou tentar levar o máximo de informações que podem ser uteis algum dia para alguém.

Primeiro passo um explicação do tendão supra-espinhal o que é e onde se encontra esse tendão.

Na anatomia humana, o manguito rotador ou coifa dos rotadores é um grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro.
É formado por quatro músculos: supra-espinhal,infra-espinhal,redondo menor e subescapular.

Manguito Rotador

Estes músculos se comparados ao peitoral maior e ao deltóide não têm a mesma dimensão, mas desempenham um papel fundamental nos movimentos do ombro e cintura escapular. Estes músculos devem possuir não apenas força suficiente, mas também resistência muscular significativa para funcionar apropriadamente.

Com uma visão mais aprofundada vemos o supra espinhal que fica abaixo da escapula vindo das costas para a cabeça do úmero assim dessa forma podemos agora falar sobre a função desse tendão para o movimento do braço e a mportancia que não damos aos ligamentos do nosso corpo.

Ombro Visão Frontal com corte

O músculo supra-espinhal é um músculo relativamente pequeno da face superior dorsal da escápula, que têm seu nome derivado da fossa supra-espinhal da escápula, aonde ele se encontra. É um dos quatro músculos do manguito rotador, e também abduz o braço no ombro. A espinha da escápula também separa o supra-espinhal do músculo infra-espinhal, que se orogina abaixo da espinha.

A contração do supra-espinhal leva à abdução do braço, na articulação do ombro. Ele é freqüentemente descrito como o inciador da abdução, já que é o principal músculo agonista desse movimento. Nessa imagem os músculos estão numerados da seguinte forma :

Músculos Numerados

  • 3  latissimo do dorso
  • 5  redondo maior
  • 6  redondo menor
  • 7  supra-espinhal
  • 8  infra-espinhal
  • 13 tríceps braquial

O músculo supra-espinhal também ajuda a estabilizar a articulação do ombro ao manter a cabeça do úmero firmemente próxima à cavidade glenóide da escápula.

Acredito que posso colocar outras imagens para ilustrar melhor mas é o suficiente para saber exatemente quem é esse “cara” supra-espinhal.

Estrutura Corte longitudinal

Seguindo com a estória ficou assim sofri um acidente de trânsito com minha moto, cai sobre o ombro esquerdo em um retorno, levando em cosideração que na época estava em torno dos 145 Kg mesmo com todo equipamento, jaqueta luvas e botas, não foi suficiente para impedir e lesão ocorrida durante a queda. Devo ter caido sobre a articulação do ombro que levou ao rompimento do tendão lesionado , com isso fui ao hospital realizei uma serie de exames que a radiografia mostrava apenas que não tinha partido nenhum osso ou estrutura osséa do meu ombro , mas isso não era satisfatório por que no caso sentia que havia perdido uma série de movimentos todos seguidos de muita dor que foi classificado como instabilidade do ombro e deficiência temporaria deacordo com o médico.

Após uma resonância magnética veio o primeiro resultado muito ruim. Vou transcrever a conclusão da resonancia maginética de acordo com foi feito no laudo :

Conclusão:

  • Fratura trabecular/contusão óssea no aspecto póstero-ínferior-medial da cabeça umeral
  • Alterações degenerativas leves  na artiulação acrimioclavicular
  • Derrame articular glenoumeral
  • Líquido na bursa subacromial-subdeltoidiana
  • Ruptura maciça do tendão do supraespinhal com retração do coto tendíneo ao nível da porção superior da cabeça umeral
  • Ruptura parcial insercional no tendão do infraespinhal com cisto no interior da sua junção miotendínea
  • Ruptura insercional do tendão do subescapular com tendinopatia,associada

A realização deste exame , a elaboração do laudo e posterior revisão /assinatura, incluiu a participação de três diferentes médicos

Brasília, 07/07/2009

Com um resultado desse foi obrigado e enfrentar uma situação que não estava esperando ter que realizar uma cirurgia para reabilitação do meu ombro esquerdo que com o passar dos dias foi perdendo os movimentos e com uma dor continua e que cada vez ficava mas claro que meu ombro estava saindo do lugar!

Bom fui atrás de especialistas que me dessem a solução do meu problema ai acabei parando naRede Sarah de Hosptais de Reabilitação referência em reabilitação bom tudo resumido fui atendido o médico do Sarah me informou das dificuldades da cirurgia e o que poderia acontecer depois no pos-operatório, o Anetesista me explicou outra coisas importante que a foram que é executada a cirurgia o processo de anestesia é geral + outro procedimento interresante que é o bloqueio no nervo do Plexo Braquial

Plexo Braquial

com ajuda de eletrodos como se fossem agulhas e feito uma impulsão eletrica que bloqueia o nervo tirando a sensação e as repostas facilitando a cirurgia.

Com todas essas explicações fiquei mas tranquilo para cirurgia mas não sabia que ainda iria sofrer muito depois no pos-operatório sendo assim aviso aos navegantes, recuperação de articulação na parte superior do corpo, ombros, pescoço realmente são muito complicados e dolorosos .

Pelo menos tem sido, mas graças a Deus estou me recuperando, eu não sei o nome exatamente do tipo de reconstituição que foi realizada pelo Cirurgião mas sei que foram instalados na cabeça do umero 3 parafusos de ancoragem para esticar novamente o tendão lesionado.

Tipo de cirurgia

Como na figura que segue para ilustrar a cirurgia foi exatamente igual só que não foi simplesmente a sultura para reparar o tendão rompido foi necessário a colocação de 3 parafusos como âncora para esticar o tendão.

Recomendo a todos que caso necessitem de alguma cirurgia para reconstituição de movimentos , algum tipo de reabilitação corporal que procurem o Sarah , fui muito bem atendido muito melhor que nesses hospitas particulares que só querem saber de sugar seu dinheiro na hora de maior necessidade.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguito_rotador

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_supra-espinhal

http://www.artroscopiadeombro.com.br/instabilidade_ombro.php

http://www.sarah.br/

http://powershowz.medicalillustration.com/enlargeexhibit.php?ID=27524

Meus exames e o meu depoimento pessoal estão incluidos